O prazo para regularizar a situação com a Justiça Eleitoral em tempo de votar em outubro termina nesta quarta-feira.
Em todo o país, filas nos cartórios eleitorais. Em Porto Alegre, o posto do TRE está lotado desde o fim de semana. Em Maceió, os funcionários não param nem para o almoço. Em Palmas, é grande o movimento de jovens que vão tirar o título pela primeira vez.
"É muito interessante você saber que está participando de uma coisa que vai decidir o futuro do seu país", disse Thamily Batista Charles, de 16 anos.
Em Fortaleza, por causa da lotação, o cartório eleitoral foi transferido para um ginásio de esportes. Mesmo assim, nesta segunda-feira, a fila começou a se formar no início da manhã. "Deixei para a última hora e estou pagando o preço", disse um rapaz.
Eleitores a espera nas arquibancadas e quadra de jogos ocupada por funcionários do TRE. Para dar conta do atendimento, o Tribunal Regional Eleitoral no Ceará teve que reforçar o time de digitadores. Passou de 20 para 65. E eles trabalham em ritmo de mutirão até quarta-feira.
O prazo vale para quem vai fazer o alistamento eleitoral, transferir o título para outro município ou mudar o local de votação.
"Depois disso, não há possibilidade de fazer alteração de dados nem inclusão de dados. Ou seja, o único serviço que vai continuar sendo ofertado para o eleitor é o serviço de segunda via", explicou Romaico Carvalho, da Central de Atendimento - TRE-CE.
As pessoas que faltarem o emprego para acertar as contas com a Justiça Eleitoral podem apresentar uma declaração do TRE para justificar a ausência. Foi o que Mayline fez para ir tirar o título. E ela não quer só votar pela primeira vez, também se inscreveu para trabalhar como mesária no dia da eleição.
"É uma experiência nova para mim trabalhar nas eleições e eu acho bacana", contou.
Fonte:http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/05/prazo-para-regularizar-situacao-com-justica-eleitoral-termina-nesta-quarta.html (03.05.2010 20:45h)
Nenhum comentário:
Postar um comentário