quinta-feira, 6 de maio de 2010

PI: Eleitor poderá se inscrever como mesário voluntário.

Oferecendo uma série de vantagens para quem aceitar participar, a Justiça Eleitoral instituiu o programa Mesário Voluntário, criado com a pretnsão de incentivar o voluntariado voltado à prestação de serviços eleitorais nas mesas receptoras de votos. O TRE do Piauí, há algumas eleições,vem ralizando campanhas institucionais de incentio e agradecimento aos mesários, cujo trabalho é considerado fundamental para a realização das eleições.

Apesar de a convocação ter caráter obrigatório, muitas pessoas por iniciativa própria procuram a Justiça Eleitoral para se inscreverem como mesários, principalmente pela satisfação de contribuir para a democracia. Entre as muitas vantagens de trabalhar como mesário o eleitor tem direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado como mesário; dois dias de folga para cada dia de treinamento; certificado de serviços prestados à Justiça Eleitoral; auxílio-alimentação e preferência no desempate em alguns concursos públicos (desde que previsto em edital).

Qualquer eleitor maior de 18 anos pode desempenhar a função de mesário. As exceções ficam para: candidatos e seus parentes, até o segundo grau, inda que por afinidade, inclusive o cônjuge; membros de diretórios de partidos políticos que exercem função executiva; autoridades e agentes poliiais, bm como os funcionários no desempenho de caros de confiança do Executivo e funcionários que pertencem ao serviço eleitoral.

COMO SE INSCREVER

Para se inscrever como mesário voluntário, o eleitor deve acessar o site www.tre-pi.jus.br, clicar no link MESÁRIO VOLUNTÁRIO. Preenchido o formulário é só clicar em enviar. Os voluntários selecionados, conforme os critérios legais, serão nomeados pelo juiz da respectiva Zona Eleitoral e convocados até 60 (sessenta) dias antes das eleições.

Uma vez convocado pelo juiz eleitoral, o mesário passa a ter a obrigatoriedade de trabalhar nas eleições. Desistências só serão aceitas mediante apresentação de requerimento devidamente fundamentado, que será apreciado pelo juiz eleitoral.

Para exercer suas atribuições, os mesários receberão treinamento em local e horário indicados na convocação oficial.

Fonte:TRE - PI 06/05/2010 21:15h

Nenhum comentário:

Postar um comentário