sexta-feira, 23 de abril de 2010

OAB visita Vara de Família e registra irregularidades.





A Ordem dos Advogados do Brasil, secção Piauí, visitou no último dia 20, pela manhã, as instalações das Varas de Família em Teresina. Estavam presentes o presidente da Ordem, Sigifroi Moreno, e o vice-presidente, Nelson Figueiredo, além dos advogados Marcelo Eulálio e Antomar Gonçalves (conselheiro da OAB-PI).



A inspeção atendeu a contínuos reclames de advogados, jurisdicionados e até de servidores que atuam no órgão. E o que foi visto lá justifica a reiteradas queixas: o local está impraticável para o exercício da advocacia e para a administração da Justiça.



“Isto aqui é um estágio para o Inferno. É um caos”, desabafa a chefe de secretaria da 4ª Vara, Soraia Carvalho, que calcula que haja pelo menos 8 mil processos a serem encaminhados na sua seção. Soraia afirma que a carência estrutural a obriga a trabalhar até altas horas da noite, bem como em feriados e finais de semana.



Os problemas são de toda monta. Vão desde aglomerados de cadeiras velhas sobrepostas logo na entrada do prédio até o calor insuportável a que são submetidos advogados e constituintes, no corredor de espera para o pregão das audiências.



Na fila de espera para uma audiência, sob o sol escaldante que adentra uma vidraça sem película e queima a pele dos que ansiosamente esperam por Justiça, idosos, crianças, mulheres, homens se acotovelam no espaço espremido que dá acesso às salas de audiência.



“A nossa atenção é ajudar. Nós queremos melhorar isso aqui. Mas, pelo que vimos, a Vara de Família de Teresina está impraticável. Esse local não atende mais ao bom atendimento do público e ao desenrolar regular da Justiça”, afirmou o presidente da OAB-PI, Sigifroi Moreno.



Os advogados pretendem agora encaminhar representação ao Tribunal de Justiça, relatando todos os problemas verificados na Vara de Família, pedindo providências ao órgão para as mazelas a que são submetidos os jurisdicionados, todos os dias.


FONTE:http://www.oabpi.org.br/oabpi/noticia.php?not_codigo=2203&cat_codigo=1 (23.04.2010 13:10h)

Nenhum comentário:

Postar um comentário