quinta-feira, 22 de abril de 2010

Gilmar Mendes se despede da Presidência do STF


Em sua última sessão como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Gilmar Mendes conteve a emoção nos agradecimentos e embargou a voz ao mencionar a mulher, Guiomar Feitosa. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, e o ministro Celso de Mello, o mais antigo do STF, elogiaram Gilmar em pronunciamentos rápidos.

- Quero destacar a importância do papel desempenhado por vossa excelência à frente do CNJ, que tem prestado relevantíssimos serviços ao país no exercício firme do controle externo do Judiciário - disse Gurgel

- Vossa excelência dignificou muito esta casa na defesa não só da Justiça, mas dos direitos humanos, com os mutirões carcerários - completou Adams.

Na despedida, Gilmar Mendes disse que, em um ano, aumentou em pelo menos 10 milhões o número de processos em tramitação em todo o país. Os dados da pesquisa Justiça em Números de 2008, divulgados no ano passado, mostraram que havia no Brasil pouco mais de 70 milhões de processos. Segundo o ministro, a nova edição da pesquisa, que será divulgada em breve, informa que em 2009 tramitaram no país pelo menos 80 milhões de processos.

- Em 2008, tramitaram na justiça brasileira 70 milhões de processos. Isso revela a dependência da sociedade brasileira em relação ao Judiciário. Estamos trabalhando no sentido da racionalização desse número de processos, com a repercussão geral e a súmula vinculante. O Justiça em Números de 2009 indica que talvez tenhamos atingido a marca de 80 milhões de processos judiciais. Em média, cada família brasileira tem uma demanda na justiça - afirmou Gilmar.

FONTE:http://www.portalaz.com.br/noticia/geral/160777_gilmar_mendes_se_despede_da_presidencia_do_stf.html (22.04.2010 20:30h)

Nenhum comentário:

Postar um comentário