terça-feira, 27 de abril de 2010

Judiciário: primeiro dia de paralisação aprova indicativo de greve.

Reunidos em uma manifestação na manhã desta terça (27), os servidores do Judiciário Federal no Piauí paralisaram os serviços por duas horas acompanhando o movimento realizado em todo o país. A paralisação tem como principal objetivo o de agilizar a votação do projeto de revisão salarial da categoria no Congresso Nacional.

O projeto, que foi enviado ainda ano passado para o Congresso, nem sequer foi votado na primeira comissão da Câmara: Comissão do Trabalho e Serviço Público. Depois dela, ainda tem mais outras cinco comissões até o parecer final. 'Eles sabem que o nosso maior inimigo é o tempo, porque nós só temos maio e junho para votar nosso projeto antes do período eleitoral' , enfatiza o diretor de Assuntos Jurídicos Saturnino Dantas.

Além de estar atrasada a votação do projeto, os deputados solicitaram discutir a revisão em audiência pública, que também acontece na tarde desta terça. Para os servidores, a audiência é mais uma tentativa de retardar a votação do projeto dos servidores. 'Nós não somos contra a audiência, nós não entendemos por que eles não discutem logo a carreira do serviço público em audiência pública e não só o salário dos servidores', esclarece Pedro Laurentino, servidor do TRT ao enfatizar que o projeto está no Congresso desde dezembro e que a audiência pública poderia ter sido convocada antes e não às vésperas da votação na primeira comissão.

Na oportunidade, os servidores concordaram em acompanhar o calendário nacional de mobilizações, voltando a reunir a categoria nesta quarta (28) em mobilização de duas horas em frente à Justiça Eleitoral. A categoria confirmou também o indicativo de greve por tempo indeterminado para o dia 5 de maio, acompanhando o calendário nacional, se assim ficar decidido.

Neste domingo (02 de maio) a Federação Nacional do Judiciário Federal - Fenajufe - irá realizar uma plenária nacional para discutir os avanços ou entraves do projeto. Diante do que for discutido em cada estado essa semana, com a colaboração dos delegados, a Federação acredita que irá deflagrar greve nacional no Judiciário a partir do dia 05 de maio. Para escolher o comando de greve no Piauí, o Sintrajufe-PI irá realizar uma assembleia extraordinária nesta segunda (03) com os informes diretor Saturnino Dantas, que irá participar da plenária nacional.


FONTE:http://www.portalaz.com.br/noticia/geral/161788_judiciario_primeiro_dia_de_paralisacao_aprova_indicativo_de_greve.html (27.04.2010 21:00h)

Nenhum comentário:

Postar um comentário